Lixo da Praia de Itaipu será recolhido durante "Maré Limpa na Resex"

O Fluminense - http://www.ofluminense.com.br/ - 09/05/2016
Organizado pela Resex de Itaipu e associação de pescadores, evento acontece sábado (14) com parceria da Fiperj


Visando incentivar ações de conscientização, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) participará da segunda edição do evento "Maré Limpa na Resex". A atividade acontecerá no próximo sábado, 14, de 9h às 13h, na Praia de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, e é aberta ao público. Organizada pelo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), através da Reserva Extrativista Marinha Estadual (Resex) de Itaipu e do Parque Estadual da Serra da Tiririca, e pela Associação Livre de Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (Alpapi) em parceria com diversas grupos e órgãos, como a Fiperj, a ação tem como objetivo recolher o lixo encontrado no fundo do mar e na areia da praia da área de abrangência da reserva.

As técnicas Luciana Fuzetti e Amanda Ruscy, do Escritório Regional Metropolitano I, contarão com suas equipes de mergulho na limpeza subaquática. O extensionista, também da unidade, Thiago Modesto também participará da atividade, com a equipe terrestre.

O evento, que ia acontecer no último dia 30, foi adiado devido as condições do tempo. Os interessados podem confirmar na sexta-feira, 13, pelo e-mail resexmarinhadeitaipu@gmail.com ou pelos telefones (21) 2638-4411 e 98496-0413.

Reservas extrativistas - A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) sediou na última quarta-feira, dia 04, a reunião da Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Marinhas (Confrem) visando o encontro estadual e a 2ª Marejada de Itaipu, região oceânica de Niterói, a serem realizados no fim do mês. O grupo de trabalho da Confrem Mulheres discutiu a logística para a participação e os temas a serem levados ao evento, além do apoio à comunidade local na marejada.
A conferência estadual da comissão acontecerá nos dias 26 e 27 de maio, em Itaipu, e vai discutir medidas para o fortalecimento das populações tradicionais do estado. Já no fim de semana, dias 28 e 29, vai acontecer a 2ª Marejada, na Praça de Itaipu, que é organizada pelas comunidades locais e aberta ao público em geral.

Da Fiperj, participaram o presidente, Essiomar Gomes, a analista de recursos pesqueiros do Escritório Regional Metropolitano I Luciana Fuzetti e o extensionista da sede Carlos Eduardo Coutinho. A reunião foi coordenada pelo secretário executivo da Confrem, Francisco Guimarães, e contou com representantes das colônias de pescadores Z-20 (Itaperuna) e Z-27 (Quissamã), e das associações: de Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), de Pescadores, Aquicultores e Escarnadeiras de Siri da Praia da Luz (Apescasiriluz), de Maricultores de Cabo Frio (Amar-Cabo Frio), e Livre dos Pescadores e Amigos da Praia de Itaipu (Alpapi).

2ª Marejada de Itaipu - Em sua segunda edição, as comunidades tradicionais de Itaipu vão vender pratos elaborados por eles e expor seus trabalhos artesanais e fotografias da região em barraquinhas durante o fim de semana. O evento vai contar ainda com roda de capoeira, puxada de arrasto e apresentação do Teatro Caiçara.


http://www.ofluminense.com.br/pt-br/cidades/lixo-da-praia-de-itaipu-ser%C3%A1-recolhido-durante-%E2%80%9Cmar%C3%A9-limpa-na-resex%E2%80%9D
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Tiririca
  • UC Praia de Itaipu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.