Instituto Aiba lança edital para execução do Plano de Manejo em Área de Proteção Ambiental no oeste da Bahia

Jornal Dia Dia - http://jornaldiadia.com.br/ - 06/06/2016
Com o objetivo de fomentar a regularização ambiental e o ordenamento territorial na Bacia do Rio de Janeiro, a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), através do Instituto Aiba (Iaiba), publicou, nesta segunda-feira (06), o edital de chamamento público para seleção e contratação de empresa especializada em condução de Planos de Manejos e formação do Conselho Gestor de Áreas de Proteção Ambiental (APA).

Os interessados em conduzir o projeto têm até o próximo dia 27 de junho para enviar propostas e documentação necessária para participar da seleção. O projeto é uma iniciativa do Instituto Aiba em parceria com a Fundação Solidaridad e o Instituto para o Comércio Sustentável (IDH). Os trabalhos serão realizados em conjunto com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), instituições gestoras da Unidade de Conservação.

A APA Bacia do Rio de Janeiro, criada em 1993 e ampliada em 2001, é uma importante Unidade de Conservação Ambiental com uma área de 351.300 hectares, que abrange os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, na região Oeste da Bahia.

Para a coordenadora do projeto e diretora de Meio Ambiente da Aiba, Alessandra Chaves, a APA Bacia do Rio de Janeiro tem grande relevância para a região Oeste da Bahia, não somente pela presença de belezas cênicas como as Cachoeiras do Acaba Vida e do Redondo, mas principalmente pela presença de importantes áreas de nascentes e veredas no perímetro da Unidade de Conservação.

"A consolidação do Plano de Manejo e formação do Conselho Gestor vem como uma importante ferramenta de ordenamento territorial, uma vez que trata-se de uma Unidade de Conservação de Uso Sustentável, que permite o compartilhamento e planejamento do uso e a ocupação do solo, conciliando com as características ambientais da região", salientou.

Já o superintendente do Instituto Aiba, Helmuth Kieckhöfer, ressalta que a iniciativa evidencia a preocupação do Instituto com as questões socioambientais na região.

"Fomentar a regularização ambiental, o ordenamento territorial e gestão do empreendimento rural tem sido metas importantes e estabelecidas pela Aiba. Trabalho este que vem sendo fortalecido com a constituição do Iaiba. Iniciar, agora, os trabalhos da nossa ONG com uma Unidade de Conservação (APA da Bacia do Rio de Janeiro) demonstra a relevância da nossa missão, pois queremos promover a educação, integrar valor à vida e desenvolver uma sociedade mais justa com nossas ações. Desta maneira, queremos ser reconhecidos pelas ações de transformação na construção de uma sociedade ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável, promovendo, assim, o equilíbrio entre a produção, o homem e a natureza", destacou Helmuth Kieckhöfer.


http://jornaldiadia.com.br/2016/?p=156559
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Bacia do Rio de Janeiro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.