Refúgio da Ilha dos Lobos monitora avifauna

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/09/2016
UC no litoral gaúcho registra 27 espécies de aves residentes e migratórias, sendo que quatro dessas últimas estão na Lista de Espécies Ameaçadas do Rio Grande do Sul


O Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos, no Rio Grande do Sul, acaba de realizar monitoramento da avifauna da unidade de conservação (UC) e entorno. Além de servidores da unidade, participaram da atividade integrantes da base em Florianópolis (SC) do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave) e de outras UCs do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na região.

Com o intuito de integrar e ampliar a visão sobre monitoramento, os gestores da unidade convidaram, também, para a atividade instituições que fazem parte do conselho consultivo e que já atuam com avifauna na região, como a Universidade Estadual do RS (UERGS), Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Torres.

As atividades foram realizadas entre os dias 6 e 8 de setembro. Inicialmente, alunos da UERGS fizeram apresentação do levantamento prévio da lista de espécies que ocorrem na UC. Em seguida, a analista ambiental Patricia Serafini falou sobre a atuação do Cemave, formas e técnicas de monitoramento e sobre o Sistema Nacional de Anilhamento.

Durante a noite, foram instaladas redes de neblina em duas praias de Torres (RS). Além disso, foi feita uma saída embarcada até a unidade de conservação para identificação e contagem do número de aves na unidade e seu entorno.

Atualmente, o Refúgio da Ilha dos Lobos registra 27 espécies de aves residentes e migratórias. Dessas últimas, quatro estão na Lista de Espécies da Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção do Rio Grande do Sul.

A chefe da unidade, a analista ambiental Aline Kellermann, defendeu a criação de um programa de monitoramento contínuo em parceria com as universidades e ONGs para que se possa ter maior conhecimento sobre a ocorrência de aves, a sazonalidade de cada espécie, abundância, utilização do território. "Esses dados são fundamentais para a definição de estratégias de conservação para a avifauna do Refúgio da Ilha dos Lobos e região", disse ela.

O monitoramento foi custeado pelo Projeto GEF-Mar e contou também com o apoio dos servidores Camile Lugarini (Cemave), Hellen Rocha (Reserva Biológica do Arvoredo, em Santa Catarina) e Guilherme Betiollo (Parque Nacional de Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul).



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8333-refugio-da-ilha-dos-lobos-monitora-avifauna
UC:Refúgio da Vida Silvestre

Related Protected Areas:

  • UC Ilha dos Lobos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.