Monitoramento ambiental em Cassurubá é tema de filme

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/01/2017
Documentário de 23 minutos mostra o trabalho de monitoramento realizado pelos pescadores da reserva


A Reserva Extrativista (Resex) de Cassurubá, unidade de conservação (UC) que protege 100 mil hectares do bioma Marinho Costeiro no sul da Bahia, lançou recentemente o documentário "Cuidando do meu lugar", que já pode ser acessado no canal do ICMBio no Youtube: clique aqui e confira o material na íntegra.

Idealizado pela equipe gestora da unidade e pelo diretor Jaco Galdino, artista local e membro do Conselho Deliberativo da reserva, o documentário foi construído em parceria com a comunidade e contou com o apoio do Instituto IPÊ. Em 23 minutos de duração, o filme apresenta o trabalho de monitoramento ambiental comunitário e de que modo acontece a participação dos moradores na construção e implementação do monitoramento.

De acordo com Marcelo Lopes, chefe da Resex de Cassurubá, os comunitários são os protagonistas desse processo. "A maioria deles respeita os períodos de defeso reprodutivo das espécies que são alvo de pesca, protestando todas as vezes que outros comunitários ignoram as normas e praticam a pesca em período proibido", ressalta.

Desta forma, existe um envolvimento direto dos moradores nas questões relacionadas à proteção, já que eles possuem um grande conhecimento sobre o ambiente e a prática da pesca. "No início de cada defeso, é realizada uma reunião de planejamento para definir as estratégias e escolher um coordenador entre os pescadores. No fim do período, acontece outra reunião, aberta à comunidade, onde são avaliados os aspectos positivos e os pontos críticos do trabalho", explica o chefe da UC.

Resultados

Como resultado, o monitoramento ambiental comunitário está contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das comunidades a partir do exercício de sua cidadania. Essa interação entre os moradores e a equipe gestora tem proporcionado uma relação de confiança e um sentimento de pertencimento e responsabilidade pela gestão do território.

Outra consequência desse trabalho é um maior desenvolvimento econômico da região, com a ampliação dos estoques de pesca, algo primordial para a manutenção do modo de vida tradicional e para o incremento da renda das famílias extrativistas. O aumento dos estoques pesqueiros também sinaliza que a proteção eficiente dos defesos reprodutivos traz também como resultado a conservação da biodiversidade local.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8653-cassuruba-lanca-filme-sobre-monitoramento-ambiental-comunitario
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Cassurubá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.