Censo aponta mais de 1,7 mil papagaios-de-cara-roxa em cidades do Litoral Paulista

Jornal A Tribuna - http://www.atribuna.com.br/ - 02/08/2017
Após anos em situação vulnerável, hoje espécie está em recuperação graças a ações de preservação



Após anos considerados em situação vulnerável pela Lista de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, os papagaios-de-cara-roxa estão em franca recuperação no País. O Censo 2017 realizado pela Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) contabilizou 7.339 aves no território brasileiro e o Litoral Paulista é uma das regiões que abrigam a espécie: são 1.775 animais espalhados pelas cidades de Cananeia, Ilha Comprida e Iguape, no Vale do Ribeira, e Itanhaém, no Litoral Sul.

Em 2003, estimava-se que existiam apenas 3 mil papagaios-de-cara-roxa no Brasil. Há quatro anos, a classificação da espécie mudou para "quase ameaçada" e a população dessas aves tem se mantido estável desde então.

Quase ameaçada

De acordo com Roberta Boss, técnica da SPVS, algumas ações de manejo foram responsáveis pela recuperação dos papagaios. Instalações de ninhos artificiais, por exemplo, aumentaram a disponibilidade de locais para a reprodução.

"Isso fez com que a população dessas aves se mantivesse estável ao longo dos anos. No entanto, vale ressaltar que no Estado de São Paulo, o monitoramento está no início, e o papagaio ainda sofre grande pressão, principalmente por causa do comércio ilegal de ovos e filhotes, além do desmatamento''.

Elenise Sipinski, coordenadora do Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, mantido pela SPVS, destaca que, neste ano, mais da metade da população das aves contabilizadas pelo censo foi encontrada no Parque Nacional do Superagui (2.295 aves) e na Estação Ecológica da Ilha do Mel (1.600), ambas unidades de Conservação dos municípios de Paranaguá e Guaraqueçaba (PR).

Em 2016, os maiores números haviam sido registrados na Ilha da Cotinga, também em Paranaguá. Segundo Elenise, a mudança reforça o quanto a preservação de toda a região é importante para a sobrevivência da espécie, que se desloca por todo o litoral em busca de alimento e abrigo.

Projeto

O Projeto de Conservação do Papagaio-de-cara-roxa, criado em 1998 pela SPVS, é desenvolvido no Paraná e realiza, todos os anos, o monitoramento do período reprodutivo da espécie. As atividades do projeto, em São Paulo e no estado do Sul do País, incluem, além da implantação de ninhos artificiais, programas de educação para a conservação da natureza voltados a jovens e educadores e iniciativas de combate ao comércio ilegal de animais e ao desmatamento, principais ameaças às aves.



http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cidades/censo-aponta-mais-de-17-mil-papagaios-de-cara-roxa-em-cidades-do-litoral-paulista/?cHash=955505da6a1edafe623c6bafc963ebdc
Biodiversidade:Fauna

Related Protected Areas:

  • UC Superagui
  • UC Ilha do Mel (ESEC)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.