Atrações noturnas movimentam parques nacionais

Tudo Rondônia Independente! - https://www.tudorondonia.com.br - 13/09/2018
Atrações noturnas movimentam parques nacionais
13 de setembro de 2018 às 15:04

Geraldo Gurgel / Agência de Notícias e Turismo

Luau nos Lençóis Maranhenses, Boqueirão da Serra da Capivara iluminado e pernoite nas Sete Quedas, na Chapa dos Veadeiros, estão entre as opções para os visitantes.

Diversão e aventura não têm hora nos parques nacionais brasileiros, mas os passeios noturnos começam a ganhar a curiosidade do visitante. É o caso da Travessia das Sete Quedas, uma das atrações mais disputadas do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso (GO), patrimônio natural da Unesco. A trilha de 23 km recebe até 750 visitantes por dia, mas o número de vagas da noite é limitado a 20 participantes. A exclusividade do passeio foi um dos atrativos para atrair o bancário Reinaldo Palmeira, que elegeu o destino e fez a reserva antecipada do acampamento para passar o feriadão da pátria com 14 amigos de Brasília.

Cada visitante leva sua barraca e comida suficiente para a travessia. No acampamento rústico, além de lanterna, é permitido o uso de fogareiro, já que é proibido fazer fogueira. A caminhada, que é realizada apenas entre junho e novembro - durante o período de seca no Cerrado, quando o nível do rio baixa -, pode ser intercalada com até dois pernoites no interior do parque. Para o grupo de Reinaldo, foram dois dias de caminhadas e, durante duas noites, eles tiveram o privilégio de dormir e acordar ouvindo o som das águas na sequência de quedas. Além dos banhos refrescantes e do cenário formado por cachoeiras e paredões de pedras, à noite os turistas ganharam um céu estrelado e riscado de estrelas cadentes.

Outros parques nacionais também oferecem opções noturnas para os visitantes. O Luau nas Dunas, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em Santo Amaro (MA), é um atrativo diferenciado oferecido para quem visita o parque à noite. A imensidão de dunas intercaladas por lagoas fica ainda mais prateada sob a lua. Outra forma de apreciar os lençóis à noite é fazendo a travessia do parque a pé. A aventura dura entre três e cinco dias com pernoites nos oásis localizados no meio das dunas. Os moradores das comunidades que ficam no interior dos Lençóis Maranhenses recebem os visitantes com abrigo e comida caseira. O chefe da unidade de conservação, Adriano Damato, adverte que é proibido entrar com bebidas alcoólicas na área natural protegida.

Quem visita o Parque Nacional da Serra da Capivara, outro patrimônio da humanidade, encontra centenas de sítios arqueológicos em São Raimundo Nonato (PI). Vale a pena reservar pelo menos um fim de semana para conhecer alguns dos atrativos principais e aprender sobre a existência de animais gigantes e a presença do homem pré-histórico na caatinga. Todo ano, na última semana de julho, o sítio arqueológico da Pedra Furada, símbolo do parque, é cenário da Ópera Serra da Capivara, um festival realizado à noite. Outra atração imperdível é a visita noturna ao Boqueirão. O paredão, repleto de pinturas pré-históricas, fica iluminado durante o passeio. O sítio arqueológico é um dos atrativos do parque que estão acessíveis para cadeirantes e demais visitantes com mobilidade reduzida.

https://www.tudorondonia.com.br/noticias/atracoes-noturnas-movimentam-parques-nacionais,20771.shtml
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Lençóis Maranhenses
  • UC Serra da Capivara
  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.