Ações de fiscalização são intensificadas em Bom Futuro

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/12/2018
Ações de fiscalização são intensificadas em Bom Futuro
27 de Dezembro de 2018, 15h54

Equipes realizam estudo de situação na Floresta Nacional

No último dia 20, a Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, unidade de conservação (UC) federal localizada em Porto Velho (RO), realizou um estudo de situação da região que tem sido alvo de invasões, apesar de constante patrulhamento. A atividade envolveu a equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) da UC, policiais do 7o Batalhão de Polícia Militar (encarregado da reintegração de posse da Flona) e uma equipe do Núcleo de Operações Aéreas (NOA) da Polícia Militar de Rondônia.

Na ação realizada não foi possível chegar aos acampamentos dos invasores por via terrestre, pois os responsáveis derrubaram muitas árvores no ramal e deixaram armadilhas nas poças de lama. De acordo com informações das equipes, o número de invasores diminuiu no local e a reintegração de posse da área ocorrerá nos próximos dias.

A Floresta Nacional de Bom Futuro faz parte da categoria de unidades de conservação de uso sustentável. Nas UCs pertencentes a esse grupo o objetivo básico é o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e pesquisa científica, voltada para a descoberta de métodos de exploração sustentável destas florestas nativas. É permitida a permanência de populações tradicionais que habitam a área, quando de sua criação, conforme determinar o plano de manejo da unidade. A visitação pública é permitida, mas condicionada às normas especificadas no plano de manejo.

O ICMBio tem movido esforços contínuos para combater o desmatamento e as invasões na Flona, atividades ilegais que estão entre os principais problemas enfrentados na gestão da unidade de conservação, localizada no divisor de águas da microbacia do Rio Candeias do Jamari e do Rio Branco.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/10158-acoes-de-fiscalizacao-sao-intensificadas-em-bom-futuro
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Bom Futuro
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.