Ações de proteção do ICMBio garantem nascimento de 8 mil quelônios em Esec da Amazônia

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 20/03/2009
Cerca de oito mil filhotes de quelônios nasceram nas praias da Estação Ecológica (Esec) Juami-Japurá, na margem direita do rio Japurá a 400 quilômetros do município de Tefé, na Amazônia, graças à fiscalização e ao monitoramento da equipe de gestores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atuam na unidade de conservação. Durante seis meses, a equipe protegeu 285 covas e garantiu a reprodução e o nascimento das tartarugas-da-amazônia, tracajás e iaçás.

Para assegurar o resultado, a equipe do Instituto contou com a colaboração de três agentes ambientais voluntários e teve de deslocar várias covas localizadas em praias mais longínquas para a praia em que foi realizado o monitoramento. Nessa segunda temporada de proteção aos quelônios, que começou em setembro do ano passado e se encerrou na primeira quinzena de março, foi contabilizado também um aumento 125% de filhotes em comparação com o período em que o projeto de conservação dos quelônios foi executado na região pela primeira vez, entre 2007 e 2008.

De acordo com a equipe do ICMBio, a espécie que apresentou maior aumento no número de filhotes foi a tartaruga-da-amazônia, que chegou a procriar 3.200 animais. O chefe da Esec, Leonard Schumm, atribui esse crescimento à ampliação do número de covas que aumentou de duas, no período entre 2007 e 2008, para 30, entre 2008 e 2009.

Segundo ele, esse aumento deve-se à ampliação da área de atuação. Dessa vez, a equipe estendeu sua ação a praias mais de 100 quilômetros distantes do local em que as atividades de proteção foram desenvolvidas, as quais são as mais usadas para captura de quelônios e para coleta de ovos. Para acessar esses locais, levam-se cerca 3 horas de voadeira (embarcação) a contar da base em que estavam situados os agentes ambientais voluntários. "Isso demandou grande esforço e energia dos voluntários envolvidos no trabalho", conta.

Outro fator que garantiu o aumento do número de animais e sucesso do projeto foi a participação da comunidade. Para surpresa da equipe de gestores da unidade de conservação, a população do município, cuja cultura tradicional é a de consumo dos quelônios, apoiou o projeto desde o início. "Os resultados geraram uma grande satisfação aos atores envolvidos, principalmente entre os agentes ambientais voluntários, que ficaram seis meses isolados numa ilha em frente ao rio Juami", informa.

O esforço da equipe foi compensado pela prefeitura de Japurá que, no final do período, doou um bote e um motor de popa para as atividades da próxima temporada. O projeto de conservação dos quelônios do entorno da Esec contou com o apoio da Prefeitura de Japurá, que cedeu um motor de popa aos agentes voluntários, e com o Programa ARPA e Projeto Corredores Ecológicos, que financiaram o trabalho. A equipe espera que na próxima temporada, 2009/2010, essa ampliação se consolide. É preciso maior apoio da Prefeitura de Japurá e o aumento no número de agentes ambientais voluntários participantes.
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Juami-Japurá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.