Minas cria duas novas unidades de conservação

IEF - www.ief.mg.gov.br - 23/09/2009
A herança histórica e os sítios naturais raros transformaram as serras de Ouro Branco e de Itatiaia, na região Central do Estado, em um grande museu a céu aberto. Para preservar toda esta riqueza cênica, biológica, geológica e cultural, o Governo de Minas criou nessa segunda-feira (21/09) duas unidades de conservação na região: o Parque Estadual Serra do Ouro Branco e o Monumento Natural Estadual de Itatiaia.

As duas unidades estão localizadas nos municípios de Ouro Preto e Ouro Branco e, juntas, protegem cerca de 11 mil hectares em uma área de grande importância biológica e, ao mesmo tempo, extremamente frágil. Segundo a diretora de Áreas Protegidas do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Nádia Araújo, a criação do Parque e do Monumento garante a conservação da natureza e reforça a proteção do patrimônio histórico que já havia sido tombado pelo Poder Legislativo na Constituição do Estado promulgada em 1989.

Para Nádia Araújo, as unidades permitem o desenvolvimento sustentável da região, conciliando preservação com ocupação humana. "A conservação da natureza aumenta o potencial turístico da região que já tem grande força devido às riquezas históricas ali localizadas", explica Nádia. Diversos marcos e estruturas do período colonial podem ser encontrados na área que começou a ser ocupada no século 17 em função do trânsito de pessoas e cargas que se deslocavam entre Vila Rica (atual Ouro Preto) e o Rio de Janeiro.

Natureza

Os Campos Rupestres, característicos das partes mais altas da Cadeia, são a vegetação predominante da região que também abriga importantes fragmentos de Mata Atlântica e Cerrado. "Estas áreas são refúgios para o deslocamento dos animais e proporcionam a dispersão de sementes das espécies vegetais", explica.

Em seus 7,8 mil hectares, o Parque da Serra de Ouro Branco abriga inúmeras nascentes e cursos d´água que contribuem para a formação das bacias dos rios Doce e São Francisco. Os 3,2 mil hectares do Monumento Natural de Itatiaia estão localizados no ponto de interligação das serras do Ouro Branco, de Itatiaia e do Bico de Pedra. As serras estão inseridas no extremo Sul da Serra do Espinhaço.

As novas unidades reforçam o conjunto de áreas protegidas na região do Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais que já possui o Parque Estadual do Itacolomi, a Estação Ecológica Estadual do Tripuí, a Floresta Estadual do Uaimii e a APA Estadual da Cachoeira das Andorinhas.
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Cachoeira das Andorinhas
  • UC Itacolomi
  • UC Tripuí
  • UC Uaimii
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.