Rebio do Tapirapé comemora 20 anos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 12/11/2009
A Reserva Biológica (Rebio) do Tapirapé, no Pará, comemorou seu aniversário de 20 anos em um evento de dia inteiro na cidade de Marabá, no dia 28 de outubro. A equipe da Rebio - Raimundo Façanha, Patrícia Farina, Renata Vargas e Antonio Maia - celebrou a data com membros do Conselho Consultivo, analistas ambientais que já integraram o grupo, especialistas da Ambiental Consultoria, que trabalharam no Plano de Manejo, e Deise Balensiefer, da Direp/ICMBio, e Lysa Ribeiro, do Funbio.

Dentro do espírito de colaboração que caracteriza o trabalho nas unidades de conservação (UCs) do Mosaico de Carajás, a equipe da Rebio fez questão de celebrar no mesmo evento o aniversário da Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé-Gelado e da Floresta Nacional (Flona) do Tapirapé-Aquiri, as duas no estado do Pará, que também foram criadas pelo decreto de maio de 1989.

Assim, estiveram presentes ainda os gestores do mosaico e integrantes da guarda florestal do Grupo Sacramenta, contratada pela Vale para garantir a proteção das unidades. As Flonas Carajás, Itacaiúnas e a TI Xicrim completam o mosaico que protege quase 1.200.000 hectares de floresta e resguarda jazidas de minério de ferro, manganês, níquel, alumínio, ouro e cobre.

Em sua fala durante o evento, Raimundo Façanha, chefe da Rebio Tapirapé há 12 anos, reconheceu a importância da guarda florestal no trabalho de proteção da UC. E frisou também que a existência de uma unidade de proteção integral com amostras de floresta intacta numa região bastante degradada como o sudeste do Pará é um privilégio para a sociedade.

Façanha destacou ainda as atividades de educação ambiental como estratégia para fortalecer a relação Rebio com a comunidade, tendo como objetivo final seu envolvimento na proteção e gestão da UC. O Programa Arpa também foi mencionado pelo gestor: "Sem o apoio do Programa Arpa muito pouco poderia ter sido feito em atividades estruturantes, como a formação do Conselho Consultivo e a elaboração do Plano de Manejo." concluiu Façanha.

O programa do evento contou ainda com participações de Amarílio Fernandes (chefe da Flona do Tapirapé-Aquiri), Manoel Delvo (chefe da APA do Igarapé-Gelado) e Frederico Drumond (chefe da Flona Carajás).

Sandra Steinmetz, da Ambiental Consultoria, fez uma breve apresentação sobre o plano de manejo (documento que orienta o uso e a gestão da UC) da Rebio - em fase de aprovação final pela diretoria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - e Lysa Ribeiro falou sobre o Arpa e o papel do Funbio no programa.
"Aproveitamos o evento de vinte anos da Rebio Tapirapé para comemorar também nossas conquistas no processo de consolidação da UC. Agora temos que concentrar nossos esforços para implementar o plano de manejo e desenvolver os projetos de educação ambiental, de pesquisa e de agricultura sustentável no entorno, conforme o que está previsto no documento." explica Patrícia Farina, analista ambiental da Rebio desde 2006 e coordenadora do Plano de Manejo.
UC:Geral

Related Protected Areas: