Diretor James Cameron e atriz Sigourney Weaver conhecem áreas protegidas em São Paulo

Secretaria do Meio Ambiente/SP - www.ambiente.sp.gov.br - 15/04/2010
Em sua visita ao Brasil, o diretor James Cameron, responsável pelo bem sucedido filme "Avatar", aproveitou para conhecer mais sobre as riquezas naturais do Estado de São Paulo. No último domingo, 11.04, em companhia do secretário adjunto da secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA, Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin, do Desembargador Antonio Celso Aguilar Cortes, Presidente da Câmara Especial de Meio Ambiente do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Promotora Cristina Godoy, Coordenadora da Área de Meio Ambiente do Ministério Público de São Paulo, o diretor realizou um sobrevôo por diferentes áreas de conservação que também fazem parte da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e do Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo.

Foram sobrevoadas áreas integrantes do Núcleo Engordador do Parque Estadual da Cantareira, e os recém criados Parques Estaduais de Itaberaba e Itapetinga, Floresta Estadual de Guarulhos e o Monumento Natural da Pedra Grande, que somam o total de 30 mil hectares. Além disso, foi feito sobrevôo por parte do Parque Estadual Serra do Mar, onde foi possível observar os resultados dos projetos de desocupação e recuperação ambiental da área e pelo município de Bertioga, onde uma área de 8 mil hectares foi congelada para a realização de estudos e pesquisas que comprovem a importância de se preservar a região e evitar a ocupação desordenada.

A visita técnica foi realizada após evento no Parque do Ibirapuera, onde foi plantado um exemplar de pau-brasil. O evento marcou o início de uma campanha apoiada pelo cineasta para o plantio de 1 milhão de árvores em todo o planeta, 200 mil das quais no Brasil. Nas áreas de mananciais há muitos locais indicados para possíveis plantios a serem contemplados com estas ações. A campanha faz parte de uma parceria entre a Twentieth Century Fox Home Entertainment e a Earth Day Network, organização internacional sem fins lucrativos. Até o fim do ano, o objetivo é seguir com o plantio em 15 países. O diretor também se encontrou com o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, em um jantar promovido pelo publicitário Nizan Guanaes.

O longa-metragem "Avatar" obteve maior bilheteria da história do cinema mundial. O filme conta a história de Pandora, lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física e vivem em paz com a natureza.

http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=907
UC:Geral

Related Protected Areas: