Audiência sobre obra de Eike acaba em tumulto

FSP, Mercado, p. B6 - 24/07/2010
Audiência sobre obra de Eike acaba em tumulto
Estaleiro seria entre 3 áreas de conservação

Filipe Motta
Da São Paulo

Uma audiência pública para o licenciamento do estaleiro OSX, do grupo ESX, de Eike Batista, foi marcada por tumulto na noite de ontem.
No evento em Florianópolis, que reuniu 750 pessoas, manifestantes usavam nariz de palhaço e seguravam placas de protesto com dizeres como "As comunidades não foram ouvidas ainda".
Os participantes fizeram uma série de 99 questionamentos ao empreendedor durante a audiência. Como a duração do evento era de, no máximo, cinco horas, a maioria não foi respondida.
Com previsão de investimento de R$ 3,5 bilhões, se construído, o estaleiro ocupará área de 160 hectares em Biguaçu (a 20 km de Florianópolis) e seu canal adentrará a baía de Florianópolis.
Um dos argumentos contrários é o fato de a obra estar cercada por três unidades de conservação. Segundo dois pareceres do ICMBio (Instituto Chico Mendes), órgão nacional responsável pela gestão dos parques, a construção do canal do estaleiro poluiria a baía com arsênio.
A ESX informou que está recorrendo. Por conta dos problemas em Biguaçu, entrou com pedido de licenciamento ambiental no Rio.
Mas, segundo sua assessoria, não há decisão sobre a localidade e nenhum diretor foi encontrado ontem para comentar a audiência.

FSP, 24/07/2010, Mercado, p. B6

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/me2407201014.htm
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Anhatomirim
  • UC Carijós
  • UC Marinha do Arvoredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.