Sítios no interior do Pará revelam traços dos primeiros habitantes

G1 - http://g1.globo.com - 08/10/2010
Monte Alegre fica longe dos grandes centros. Saindo de Belém, a capital do Pará tem uma hora de voo até Santarém e mais 4 horas de lancha até a pequena cidade com seus 80 mil habitantes.

O passeio envolve duas serras: Ererê e Paetuna, a 55 quilômetros da cidade de Monte Alegre na região oeste do Pará. Uma das atrações fica dentro do Parque Estadual de Monte Alegre. Lá foram encontrados aproximadamente 30 sítios arqueológicos.

As rochas têm várias inscrições. Segundo os pesquisadores, elas foram feitas há pelo menos 11 mil anos, no início da civilização nas Américas.

Na cidade de Alenquer, a 60 quilômetros, o destino é o Vale do Paraíso. Araras e macacos dão as boas vindas aos turistas. Chalés pertinho da água abrigam os visitantes. No restaurante a especialidade é o pirarucu paraíso.

A água que brota da terra esculpiu paredões de rochas. A cachoeira com maior queda é a preciosa com 45 metros de altura. "É uma espécie de aventura, já conhecia a Amazônia, a floresta, mas esse outro lado da Amazônia", comenta a turista.


http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2010/10/sitios-no-interior-do-para-revelam-tracos-dos-primeiros-habitantes.html
Arqueologia

Related Protected Areas:

  • UC Monte Alegre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.