Reserva da Biosfera da Amazonia Central

Área 0,00ha.
Document area Outros - 27 COM 8C - 05/07/2003
Legal Jurisdiction Amazônia Legal
Año de creación 2003
Grupo Geral
Responsible instance Federal
Reservation Amazonia Central

Mapa

No hay datos disponibles para el plotado de esa zona protegida en el mapa

Ambiente

Vegetación

Vegetación (cursos de agua excluidos) % en la UC
Floresta Ombrófila Aberta 5,28
Floresta Ombrófila Densa 94,72

Cuencas hidrográficas

Cuenca hidrográfica % en la UC
Japura 27,27
Jatapu 11,38
Jurua 18,36
Jutai 3,96
Negro 39,02

Biomas

Bioma % en la UC
Amazônia 100,00

Gestión

  • Management Agency: (SEMA-AM) Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas
  • Clase del consejo: Consultivo
  • Year of creation: 2005

Documentos jurídicos

Documentos jurídicos - RBIOSF da Amazonia Central

Tipo de documento Número Acción del documento Fecha del documento Fecha de publicación Observación Descargar
Convênio 01 Restauração/recuperação ambiental 24/08/2010 26/08/2010 Termo de Cooperação: entre a a UNIÃO, por intermédio do MMA e a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO AMAZONAS, para ampliar os meios para garantir apoio à recuperação de áreas alteradas na área dos corredores ecológicos, capacitando e agregando os atores envolvidos na cadeia produtiva florestal, no âmbito da silvicultura Tropical de Espécies Nativas, e protegendo a biodiversidade da Reserva da Biosfera do Corredor Central da Amazônia, através de três linhas de ação:apoiar a gestão participativa e mobilização social em áreas de interstício, estudos e levantamentos.  
Decreto 32196 Conselho 16/03/2012 16/03/2012 Altera do Decreto estadual 25042/2005 que versa sobre as competências do Conselho gestor.  
Portaria 045 Conselho 15/05/2012 23/05/2012 Institui os Comitês Regionais da Reserva da Biosfera da Amazônia Central: Comitê Regional do Médio Rio Solimões e Cômite Regional do Rio Negro.  
Outros 27 COM 8C Criação 05/07/2003 05/07/2003 Decisão adotada na 27TH sessão do comitê do patrimônio mundial da UNESCO (30/junho - 5/julho de 2003). Ver histórico em: http://whc.unesco.org/en/list/998/documents/ E a decisão de ampliar o reconhecimento do Patrimônio do Parque do Jau para o Complexo Central da Amazônia aqui: http://whc.unesco.org/archive/decrec03.htm#dec8-c-10 Veja mais: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/list-of-world-heritage-in-brazil/central-amazon-conservation-complex/#c1467463 Veja mais em: http://www.rbma.org.br/mab/unesco_03_rb_amazonia.asp  
Decreto 25042 Conselho 01/06/2005 01/06/2005 Institui o conselho estadual da Reserva da Biosfera da Amazônia Central. -

Documento de gestión - RBIOSF da Amazonia Central

Tipo de plano Año de aprobación Estágio Observación

Características

A Reserva da Biosfera da Amazônia Central está localizada na área do Projeto Corredor Ecológico Central da Amazônia, no interior do Estado do Amazonas. A Reserva tem por elemento estrutural de seus territórios o conjunto de Áreas Protegidas contínuas, formado pelo Parque Nacional do Jaú, pela Estação Ecológica de Anavilhanas (atualmente PARNA Anavilhanas), pelas Reservas Ecológicas do Rio Negro, Javari-Solimões e de Juami-Japurá, pela Reserva Biológica de Uatumã, pela Floresta Nacional de Tefé e pelas Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá e Amanã, entre outras de menor extensão territorial.
Seu principal objetivo é o da conservação dessas porções estratégicas de cobertura florestal, de imensa biodiversidade. Uma importante iniciativa que patrocina é o do apoio ao reconhecimento da importância estratégica da sabedoria das populações tradicionais para o conhecimento dessa diversidade biológica e de seus usos terapêutico e com outras finalidades. Com isso, a par de promover a exploração econômica de seus produtos madeiráveis, pelo manejo sustentável de suas Florestas Nacionais, apóia as atividades para a conservação da biodiversidade, para o fortalecimento da bioprospecção, da biotecnologia e de bionegócios.
A Reserva da Biosfera da Amazônia Central foi aprovada em setembro de 2001. A COBRAMaB tem já agendado as primeiras tratativas com o Governo do Amazonas, para que se dê início à sua implantação. Tem acordado com o Governo do Estado que o seu Conselho e os Comitês Regionais deverão ter uma constituição a mais próxima possível daquela das instâncias de gestão do Corredor Ecológico da Amazônia Central, para o melhor desenvolvimento dos trabalhos para a implantação dos trabalhos de ambos os instrumentos para a sustentabilidade do desenvolvimento da porção que cobre, do território do Estado.
(FONTE: Reserva da Biosfera - http://www.rbma.org.br/mab/unesco_03_rb_amazonia.asp, acesso 24/07/2009)

Veja histórico em: http://whc.unesco.org/en/list/998/documents/

Veja mais: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/list-of-world-heritage-in-brazil/central-amazon-conservation-complex/#c1467463

Noticias

Total del 7 noticias acerca the protected area RBIOSF da Amazonia Central en banco de datos RSS

Acceder todas las noticias acerca de esa área protegida

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.