Floresta Estadual de Rendimento Sustentado Tucano

Area 659.55ha.
Document area Decreto - 7.603 - 08/10/1996
Legal Jurisdiction Amazônia Legal
Year created 1996
Group Uso Sustentável
Responsible instance Estadual
Mosaics Amazônia Meridional

Map

Municipalities

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Municipalities - FERS Tucano

# UF Municipality Population (IBGE 2018) Non-urban population (IBGE 2010) Urban population (IBGE 2010) Área do Município (ha) (IBGE 2017) CA area in the municipality (ha) CA area in the municipality (%)
1 RO Cujubim 24,226 4,812 11,042 386,394.60 660.42
100.00 %

Environment

Vegetation

Vegetation (water courses excluded) % in the CA
Floresta Ombrófila Aberta 100.00

Watersheds

Watershed % in the CA
Madeira 100.00

Biomes

Biome % in the CA
Amazônia 100.00

Management

  • Management Agency: (SEDAM) Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental
  • Type of council:
  • Year of creation:

Juridical Documents

Juridical Documents - FERS Tucano

Document type Number Document action Document date Publishing date Observation Download
Decreto 7.603 Criação 08/10/1996 08/10/1996 Fica criada, no município de CUJUBIM, Estado de Rondônia, a FLORESTA ESTADUAL DE RENDIMENTO SUSTENTADO TUCANO, com área aproximada de 659,5607 hectares, subordinada e integrante da estrutura básica da SECRETARIA DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO AMBIENTAL - SEDAM, como espaço territorial destinado a aplicação de sistemas silviculturais em florestas, objetivando a produção auto sustentada dos recursos naturais renováveis e a condução da regeneração natural do povoamento remanescente, de modo a garantir a capacidade produtiva da floresta com o mínimo de alteração dos ecossistemas. Data de publicação no D.O. não conhecida.  

Management documents - FERS Tucano

Plan type Approval year Phase Observation
Plano de manejo 1996 Em implementação A Floresta de Rendimento Sustentado Tucano é originária de uma das reservas "em bloco" do Projeto de Assentamento Cujubim, craido em 1984. Um plano de manejo para as reservas foi elaborado em 1996, por meio da Colaboração Técnica do PNUD ao Planafloro. (fonte: "As Unidades de conservação de Rondônia". (Fábio Olmos, Alfredo de Queiroz Filho, Celi Arruda Lisboa). PNUD, PLANAFLORO - Governo de Rondônia, 1999).

Principais Ameaças

Desmatamento na Amazônia Legal

Este tema apresenta a análise dos dados de desmatamento produzidos pelo Projeto de Monitoramento do Desflorestamento na Amazônia Legal (Prodes), que mapeia somente áreas florestadas da Amazônia Legal. Os dados do Prodes não incluem as áreas de cerrado que ocorrem em muitas Unidades de Conservação no bioma Amazônia.

Focos de calor

Área de abrangência do ponto: um foco indica a possibilidade de fogo em um elemento de resolução da imagem (pixel), que varia de 1 km x 1 km até 5 km x 4 km. Neste pixel pode haver uma ou várias queimadas distintas, mas a indicação será de um único foco. Se uma queimada for muito extensa, será detectada em alguns pixeis vizinhos, ou seja, vários focos estarão associados a uma única grande queimada.

Total identificado de desmatamento acumulado até 2000: 1 hectares
Total identificado de desmatamento acumulado até 2022: 393 hectares

Characteristics

A Unidade de Conservação Fers Tucano, situada no município de Cujubim, com área de aproximadamente 660 hectares, foi criada em 08 de outubro de 1996, pelo decreto de no 7603. O objetivo geral do Fers tucano constitui na produção de produtos e subprodutos madeireiros.
A Fers Tucano tem como atividade impactante o desmatamento para conversão do uso do solo para pastagem, construção de infraestrutura e pressão para regularização de lotes no interior da UC.
A UC não possuía plano de manejo até 2020 e havia como agravante o fato de as comunidades locais não apoiarem os objetivos da UC. Além disso, até então não possuía Conselho Gestor.
A situação fundiária não estava regularizada, e a demarcação de fronteiras não era adequada para o conhecimento dos limites da Unidade. A UC não possuía funcionários, e os meios de comunicação e informação não eram adequados entre a Unidade de Conservação, a gerência, as diretorias e outras Unidades.
A Unidade de Conservação é gerida pela Coordenadoria de Unidades de Conservação-CUC/SEDAM.
Dentre os principais conflitos presentes na UC, pode-se destacar: desmatamento, pastagens, construção de infraestrutura e pressão para regularização de lotes no interior da UC e grilagem na terra.

Referências
1. Pressões e ameaças nas unidades de conservação estaduais de Rondônia / [organização Ivaneide Bandeira Cardozo [et al.]. --São Paulo: ISA - Instituto Socioambiental ; Porto Velho, RO ; Kanindé ; Associação de Defesa Etnoambiental, 2017.

Contact

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental - SEDAM/RO
Estrada do Santo Antônio, n° 5323 - Triângulo
CEP: 76805-810 - Porto Velho - RO
Tel/Fax: (69) 3216-1059 / (69) 3216-1045 / (69) 3216-1084

News

Total of 4 news about the protected area FERS Tucano in the database. RSS

View all news from this protected area

 

As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.